6º PRIMARIA: 10 JUNHO


CONTINUO À ESPERA DE FOTOGRAFIAS COM A TAREFA DE ONTEM!!

Porque razão o dia de Portugal se celebra a 10 de Junho? No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas. Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas actividades, como desfiles e demonstrações militares, por exemplo. Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Se não sabes quem é o poeta Luís Vaz de Camões, vamos contextualizar-te!

O poeta Camões

Pensa-se que nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra entre 1524 e 1525. Não tinha muito dinheiro e, por isso, viveu com um tio em Coimbra, onde estudou Humanidades: a nossa Língua, Literatura e História.
Em 1549 partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros!
Sabias que foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito? É por isso que o vemos retratado com uma pala, como os piratas!
Morreu a 10 de Junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, com grande reconhecimento nos dias de hoje para a nossa História e cultura, “Os Lusíadas”, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.
10 de junho - Camões

A História do Dia de Portugal

Sabias que, há muitos anos atrás, o dia 10 de Junho era chamado o “Dia da Raça”? “Raça Lusitana”, ou seja, todos os que eram portugueses: tanto os que estavam em Portugal como os que viviam em paises de Africa  Isto foi assim até à Revolução dos Cravos que já conheces. 
Após a Revolução, a celebração do dia 10 de Junho passou a se chamar Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Comemorações do dia da Raça



Comemorações do dia da Raça, o antigo dia de Portugal.

línguas mais faladas do mundo
Tudo começou porque Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de Junho, em honra de Camões, uma vez que a data é apontada como sendo a da morte do poeta.
O 10 de Junho começou  por ser apenas um feriado municipal para passar a ser de todo o país. Foi a partir desse período que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional.
Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com