4º - 5º - 6º PRIMARIA: 31 DE MARÇO

Bom dia meninos e meninas!

Esta última semana antes das ferias vamos rever um conteúdo que já vimos no ano passado. Relembramos como se festejava a Páscoa em Portugal. Já sei que algumas das tarefas que vamos fazer as fizemos no ano passado mas assim não damos conteúdos novos e assim fazemos uma revisão. 


As atividades para hoje são as seguintes:

ATIVIDADE 1. COMPREENSÃO LEITORA. Leia o texto e responde às perguntas a seguir no teu caderno (não é preciso enviar as respostas ao professor)

A Páscoa começa já na próxima semana e, em Portugal, carateriza-se por algumas tradições:

Padrinhos e afilhados

Durante esta época se recorda o laço que une os padrinhos com os afilhados, sendo que tradicionalmente se oferece às crianças amêndoas, ovos (símbolo da vida), pão-de-ló e folares.

Compasso

Esta tradição consiste na visita casa a casa do crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua ressurreição. É uma tradição feita em aldeias mais pequenas. 


Um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas dos paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus ressuscitado no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.

Semana Santa em Braga

A semana santa mais famosa em Portugal é na cidade de Braga. Durante esta semana a cidade é decorada com motivos alusivos à quadra e os "Passos"e altares de rua enchem-se de flores e luzes.

Todos os dias da Semana Santa realizam-se diversos eventos, dos quais se destaca a procissão do "Enterro do Senhor" celebrada na sexta-feira santa à qual chegam a assistir 100.000 pessoas. 


Folares


O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal. Na  base da sua confeção estão a  água, o sal, os ovos e a farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confeção variam conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca.

Por todo o país há outros tipos de folares:



Particularmente no nordeste da região de Trás-os- Montes, em Valpaços, o chamado folar de Valpaços é confeccionado à base de massa de pão, lêveda e fofa, sendo recheado com carne de porco, presunto, salpicão, linguiça, entre outros ingredientes possíveis. Na sua confeção, são ainda usados ovos, banha e azeite.




Este outro folar é feito no sul. O folar de Olhão, também chamado folar de folhas ou folar do Algarve, é um bolo tradicional do Algarve. É composto por camadas cobertas por açúcar, manteiga e canela. 





1. Quais são os doces típicos da Páscoa?

2. O que é que é o compasso?

3. O que é que fazem os padrinhos e madrinhas?

4. Quais são os diferentes tipos de folares?

(responder as questões no caderno, não é preciso enviar ao professor)



ATIVIDADE 2. COMPREENSÃO DO ORAL. Video sobre a Páscoa em Portugal

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com